sexta-feira, outubro 27, 2006

Lulas Recheadas ...

Ingredientes:

6 lulas médias
3 tomates grandes
1 Chouriço
1 Pimento verde
2 alhos
3 cebolas
3 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) azeite
Vinho branco
Pimenta QB
Sal QB
Salsa
Louro

Preparação:

Depois de amanhadas as lulas, cortam-se as alhetas e os tentáculos em pedaços pequenos, deixando os sacos inteiros. Corta-se aos cubinhos, o chouriço, o pimento, as cebolas, os alhos e salsa picada. Mistura-se tudo num recipiente. Com este preparado, enche-se bem as lulas e coloca-se uma pedacinho de manteiga e fecha-se as lulas com um palito. De seguida, dá-se uma fritura ás lulas numa frigideira com manteiga e azeite.

Ao mesmo tempo, prepara-se um refogado com cebola picada, alhos, louro, vinho branco e, tomate aos pedaços sem grainhas, pimento e salsa picada. Quando estiver apurado, passa-se tudo pela farinha mágica.

De seguida, junta-se as lulas e a gordura da fritura, tempera-se de sal e pimenta e deixa-se a cozer. Sirva quente e acompanhado de arroz branco.
Bom apetite!

sexta-feira, outubro 20, 2006

Bolo Mármore ...


Ingredientes:

6 Ovos
500 grs de Açucar
500 grs de farinha
1 Chávena de Leite
250 grs de margarina
100 grs de Chocolate

Preparação:

Junta-se a manteiga e o açucar até ficar creme, depois põe-se os ovos batendo de 1 em 1, depois a farinha e o leite. Depois divide-se a massa em 2 partes e numa delas junta-se o chocolate.

Depois ao pôr na forma de bolo, trocar a massa, ou seja uma colher de massa com chocolate alternando com uma colher de massa sem chocolate. Leve ao forno pré aquecido a 180° e deixe cozer.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Tiras de Peixe Crocantes ...


Ingredientes:

600 grs de Filetes de Pescada
Sal e Pimenta QB
Sumo de limão QB
Leite
Batatas
Óleo para fritar
Farinha de trigo
2 Ovos
Pão ralado
1 ramo de Salsa
1 chávena de maionese
Pickles

Preparação:

1 - Corte os filetes ás tiras e tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Regue com um pouco de leite e deixe a marinar durante 30 minutos.

2 - Corte as batatas aos palitos grossos e frite-as em óleo fervente. Escorra o excesso de gordura em papel absorvente.

3 - Enxugue os filetes e passe-os por farinha, ovos batidos e por ultimo por pão ralado. Frite-os no mesmo óleo das batatas junto com 1 ramo de salsa lavada e bem enxuta.

4- Sirva o peixe com as batatas, maionese e pickles e se gostar de uma salada de tomate.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Tarte de Feijão Merengada ...


Ingredientes:

250 grs de Feijão Branco
400 grs de Açucar
1 Pau de Canela
10 Gemas
250 grs de Massa Folhada

Merengue
6 claras
5 colheres de sopa de Açucar
Canela para polvilhar

Preparação:

Abra a lata de feijão e ponha-a a escorrer. Num tachinho, leve ao lume o açucar e o pau de canela, deixe ferver até atingir ponto forte. Entretanto, passe o feijão branco (sem pele) pelo passador. Adicione o puré de feijão ao açucar em ponto e misture bem e retire do lume.

Deixe arrefecer, tire o pau de canela e junte-lhes as gemas, mexendo bem. Com a massa folhada, forre uma forma de tarte de fundo solto e, com um garfo, pique-lhe o fundo. Deite o preparado de feijão e leve ao forno a 210º durante 35 minutos.

Depois, retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer. Entretanto, prepare o merengue. Bata as claras em castelo, firmes e junte o açucar, pouco a pouco, batento sempre até que o merengue fique sólido.

Cubra a tarte com o merengue e leve de novo ao forno, que deve estar bem quente. Logo que o merengue esteja dourado, retire a tarte do forno e polvilhe-a com canela em pó.