domingo, julho 27, 2008

Dourada assada no forno

Ingredientes:
1 Dourada grande
Sal, pimenta e alho em pó q.b.
Cenoura
Cebola
Batatas


Preparação:
Temperei a dourada com sal, pimenta e alho em pó e dispu-la numa cama de cebola cortada às rodelas e de cenoura cortada aos palitos. Cortei as batatas em cubos (porque não tinha aquelas pequeninas que são próprias para assar no forno).Em cima da dourada coloquei rodelas de limão e reguei o tabuleiro com azeite.E já está! Um prato de peixe diferente, fácil e saboroso.

publicado em simultâneo aqui

Gaspacho

Photobucket


Ingredientes
Tomate maduro
Pepino
Pimento
Alho
Cebola
Iogurte natural
Gelo
Azeite
Ovo cozido picado
Coentros


Preparação
Colocam-se todos os ingredientes no copo misturador e batem-se até ficar liquido. Serve-se enfeitado com ovo cozido picado e coentros. Photobucket


NOTA
As minhas desculpas pela "ousadia" de publicar uma receita de gaspacho num site de origem algarvia mas, nunca fui muito fã desta sopa por a achar demasiado "aguada", no entanto a presença do iogurte não altera o sabor final e deixa o gaspacho muito mais cremoso Photobucket

quinta-feira, julho 10, 2008

Bolo de Café com Chocolate

Ingredientes
- 4 ovos
- 4 chávenas de farinha (chávena de chá)
- 3 chávenas de açúcar
- 2 chávenas de café de máquina
- 1 chávena de chocolate em pó (não cheguei a encher a medida e utilizei o chocolate quente da Nestlé)
- 1 chávena de margarina derretida (coloquei só metade)

Preparação:
Misturei as gemas dos ovos com o açúcar e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. De seguida, adicionei o café e o chocolate e mexi bem.Adicionei a farinha e, depois de bem mexido, as claras batidas em castelo.Untei uma forma com margarina e polvilhada com farinha, deitei lá dentro o preparado, bati três vezes no fundo da forma (do lado de fora) e pu-la no forno.

Resultado: o bolo estava bom, mas para a próxima vez vou experimentar fazê-lo com um pouco menos de açúcar, uma vez que depois de cozinhado o bolo formou uma crosta, mas da próxima vez sairá melhor. Mas mesmo assim, alguém quer?

Publicado em simultâneo aqui.

quarta-feira, julho 09, 2008

Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes:
Bacalhau
Batatas
Cebola
Azeite
Sal e Pimenta q.b.


Preparação:
Cozi o bacalhau em água abundante. Quando estava cozido retirei-o da panela e desfi-lo em lascas. Cortei batatas em rodelas e pu-las a cozer na mesma água do bacalhau, verificando se a água estava suficientemente temperada (com o sal do bacalhau). Cozi 3 ovos. Entretanto, cortei 3 cebolas grandes em meias luas, pu-las numa frigideira e reguei com muito azeite. Quando a cebola estava dourada desliguei o fogão. Numa travessa para ir ao forno coloquei metade da cebola refogada no fundo da mesma, seguindo-se uma camada de batatas cozidas e uma camada com o bacalhau. De seguida coloquei uma camada de batatas e o resto da cebola refogada. No final, pus mais uma camada de ovos às rodelas e levei ao forno por 20 minutos.
Não há foto, mas posso garantir-vos que estava mesmo bom!
Publicado em simultâneo aqui.