quarta-feira, agosto 29, 2007

Frango de inspiração asiática

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Peitos de frango
Rebentos de soja
Rebentos de bambu
Cogumelos shitake secos
Gengibre
Limão
Caju
Ananaz
Molho de soja
Farinha Maizena
Água
Óleo (preferencialmente de amendoim)


Preparação
Com algumas horas de antecedência corta-se o frango em tiras que se temperam com gengibre fresco ralado e sumo de limão. Na mesma altura colocam-se também os cogumelos de molho em água fria para que hidratem (antes de cozinhar devem ser bem escorridos e espremidos).
Num wok (ou frigideira funda) deita-se um pouco de óleo e quando estiver bem quente junta-se o frango, os rebentos de soja e de bambu e os cogumelos (o wok deve ser agitado constantemente). Quando estes ingredientes começam a apresentar um aspecto cozinhado junta-se o ananaz em pedaçoes e os cajus deixando saltear mais um pouco. Num copo juntar uma colher de chá de farinha maizena, molho de soja e um pouco de água para ajudar a diluir e regar o conteúdo do wok com este molho. Servir de imediato. Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Um vinho verde bem gelado acompanha este prato às mil maravilhas. Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

quinta-feira, agosto 23, 2007

Arroz inventado

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Arroz
Pedacinhos de bacon
Miolo de camarão
1 lata de cogumelos
1 lata de ervilhas (ou qualquer outro legume)
1 ovo
Alho e cebola picada
Azeite


Preparação
Num pouco de azeite salteia-se o alho e a cebola picada até alourar acrescentando-se em seguida os cogumelos, o bacon, o miolo de camarão e as ervilhas. Quando estes ingredientes apresentarem um aspecto cozinhado junta-se o arroz previamente cozido e envolve-se bem. Por fim bate-se o ovo e junta-se a tudo o resto. A primeira vez foi servido como prato principal, o que sobrou serviu também como acompanhamento.

terça-feira, agosto 21, 2007

Top 100 ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Este tema é sempre controverso; no entanto, se os pressupostos forem bem interpretados, poderão fornecer indicadores interessantes que podem permitir aferir algumas ilações qualitativas e quantitativas sobre a blogosfera luso-brasileira. Já diversas pessoas se deram ao trabalho de tentar compilar uma lista de blogs e alguns indicadores para os caracterizarem, mas apesar de tudo, resolvi fazer um outro levantamento mais abrangente, tendo como critério base um denominador comum: a Língua Portuguesa.

Portugal e Brasil - apesar de terem uma língua em comum, possuirem de facto um enorme fosso cultural entre eles, já para não falar de um certo preconceito que por vezes paira no ar. Há no entanto, na minha opinião, excelentes blogs de ambos os lados do atlântico que ainda não foram descobertos por cada uma das partes. Passados 500 anos dos descobrimentos originais creio que é altura de se cruzarem culturas. Este trabalho - em constante actualização - está a reunir e identificar o maior número de blogs possível, mostrando o posicionamento de ambos os países à escala global.

No Brasil, gostaria de destacar o excelente trabalho já produzido por algumas pessoas. A saber:

O Manoel Lemos fez um grande trabalho criando o Blogblogs, uma plataforma que funciona como um núcleo gravitacional de blogs Brasileiros. A Cynara deu o pontapé de saída com um artigo intitulado "Os 50 Blogs mais populares do Brasil", onde reuniu informações sobre o Pagerank, Backlinks, Alexa e Yahoo Results. O Edney, que está a fazer uma colecta bastante exaustiva, publicou um primeiro Ranking baseado no Technorati, indicador não utilizado pela Cynara. O Edney não parou e ontem surgiu com um novo artigo intitulado "Top 100 blogs brasileiros segundo o Pagerank e os Backlinks", que dá uma volta de 180 graus nos resultados, mostrando um ranking totalmente diferente. Vale a pena ler o artigo para ficar com uma melhor percepção das nuances dos diversos indicadores.

Em Portugal, infelizmente não existe um sistema do tipo do blogblogs onde a comunidade lusa se possa registar, tornando mais simples a tarefa de catalogar o que existe em Portugal. Creio que seria uma óptima oportunidade para o SAPO surgir com alguma inovação numa área que está tão à deriva. Já pedi ao SAPO a lista de blogs que possuem na sua plataforma e aguardo resposta da equipa para os incluir neste apanhado.

Até agora, a única iniciativa que me apercebi no sentido de se constituir um repositório de indicadores base ou um sub-conjunto, foi feito pela equipa do weblog.com.pt, disponibilizando o Blogómetro. Através de um serviço muito popular de medição de estatísticas, o Sitemeter agregou e apresentou num Top os blogs portugueses que aderiram e posteriormente se registaram no site. Este serviço mostra o número médio de visitantes únicos diários, bem como a média diária de pageviews.

Assim, o OBVIOUS elaborou um ranking que teve como pressuposto a divisão das amostras em duas comunidades - Brasileiros e Portugueses. Foram considerados cerca de 2000 blogs sendo a divisão feita da seguinte forma:

Para a comunidade Brasileira, considerou-se o ranking disponibilizado pelo BlogBlogs, com mais algumas inclusões que foram retiradas do ranking do Edney. Para a comunidade portuguesa, tive por base a lista já efectuada pelo Blogómetro e mais alguns que foram obtidos fazendo crawling aos blogs e identificando links para outros blogs. Assumi que a probabilidade de encontrar links para blogs brasileiros a partir de blogs portugueses (e vice-versa) era baixa, aumentando ainda mais a amostra.

As Minhas Receitas e A Minha Matilde & Cª
Fazem parte destes rankings da Blogoesfera Luso Brasileira ...!

TOP 100 Brasil / Portugal (com base no Technorati)

TOP 100 visitas diárias (Sitemeter)

TOP 100 Brasil (com base no Technorati)

TOP 100 Portugal (com base no Technorati)


Texto retirado de um Artigo do OBVIOUS

quarta-feira, agosto 15, 2007

Estreia Nacional ...



Ratatui, a prova máxima que "Qualquer um pode Cozinhar ...!


Post em simultâneo n´A Minha Matilde & Cª

terça-feira, agosto 14, 2007

Comidas do Mundo ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A comida de rua é um negócio de peso na Índia. Há cerca de 130 mil negociantes em Calcutá e, todos juntos, acumulam um lucro de cerca de 72.63 milhões de Euros por ano.

Serias capaz ...!?



Foto@EPA / Piyal Adhikary