sábado, maio 24, 2008

Strogonoff de Peru

Ingredientes: 4 pessoas
Margarina
Azeite
750 gr de bifes de peru
Vinho do Porto
Ketchup - 4 colheres de sopa
Cogumelos frescos - 1 embalagem
Mostarda - 1 colher de sopa
Sal e Pimenta qb
2 embalagens de natas de soja
1 Cebola
3 dentes de Alho



Preparação:
Piquei uma cebola grande e os dentes de alho. Coloquei um pouco de margarina e um fio de azeite e deixei refogar. Cortei os bifes de peru em tiras finas e coloquei-as na panela, temperando com sal e pimenta no momento. Quando os bifes estavam cozinhados coloquei o ketchup, a mostarda, os cogumelos, as natas e um cálice de Vinho do Porto. Deixei cozinhar em lume brando e rectifiquei os temperos.

Publicado em simultâneo aqui.

quinta-feira, maio 22, 2008

Caril de Soja

Photobucket




Ingredientes
Soja granulada
Pó de caril
Concentrado de tomate
Leite de coco
Coco ralado
Maça reineta (de preferência)
Coentros
Erva limeira (opcional)
Cebola
Alho
Azeite


Preparação
Coloca-se o granulado de soja de molho durante cerca de 1 hora para que possa hidratar, espreme-se e deixa-se escorrer. Num tacho coloca-se a cebola e o alho picado a alourar com um pouco de azeite, juntando também a erva limeira. Quando estiverem louros (mas não refogados) junta-se a soja e um pouco de concentrado de tomate. Deixa-se suar durante cerca de 5 minutos, polvilhando-se com o caril em seguida - junta-se o leite de coco e deixa-se cozer durante 20 minutos aproximadamente. Adiciona-se o coco ralado e a maçã em peçados pequenos ou passada pelo ralador e deixa-se cozer mais 5 minutos. Por fim desliga-se o lume e polvilha-se com coentros picados. Serve-se com arroz branco. Photobucket

Esta é a receita básica de caril que pode ser feita com frango, camarão ou mesmo legumes. A soja foi apenas mais uma alternativa (diferente reconheço) que resultou muito bem, fica extremamente saborosa cozinhada deste modo.

quinta-feira, maio 08, 2008

Beringelas em camadas

Photobucket




Ingredientes
Beringelas
Fiambre
Queijo
Azeite
Sumo de limão
Sementes de sésamo


Preparação
Cortam-se as beringelas em rodelas de espessura média e salpicam-se com sumo de limão. Numa frigideira com um pouco de azeite aloura-se brevemente as fatias das beringelas e reservam-se. Num tabuleiro que possa ir ao forno colocam-se as rodelas de beringela (4 a 5 dependendo da espessura do corte) alternando com pedaços de fiambre, terminando com uma rodela de beringela. Por cima da última rodela de beringela coloca-se uma fatia de queijo (mozarella de preferência), salpica-se com sésamo e vai ao forno durante 20 minutos aproximadamente para gratinar. Photobucket

sábado, maio 03, 2008

Salada de galinha grelhada com queijo de cabra




Ingredientes:

Um peito de galinha
Alface
Framboesas
Nozes
Queijo de cabra
Molho de salada de framboesa

Preparação:

Grelhar o peito de galinha temperado com sal, alho e um pouco de pimenta preta.
Num prato colocar alface de qualquer tipo, nozes aos bocados, framboesas, o queijo de cabra, o peito grelhado e molho de framboesa.