sábado, julho 29, 2006

Frango com Amêndoas ...


Ingredientes:

1 frango
2 cebolas médias
2 alhos
1 tomate sem pele nem sementes
200 g cogumelos
100 g de amêndoas peladas
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de molho de soja
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
Banha, água, sal e pimenta, q. b.

Preparação :

Espalham-se as amêndoas num tabuleiro, polvilham-se com sal e torram-se no forno, mexendo de vez em quando com uma colher e retiram-se antes de escurecerem. Corta-se o frango em pedaços com uma faca raspa-se toda a carne dos ossos e cortam-se depois em tiras pequenas todos esses bocados das carnes. Num litro e meio de água temperada com sal, pimenta, um dos alhos e uma das cebolas, fervem-se numa panela todos os ossos que se descarnaram e os miúdos do frango. Depois de levantar fervura, diminui-se o lume e deixa-se então ferver em lume brando para fazer um caldo apurado, que se deixa reduzir a quase um litro e se côa por passador de rede. Aquece-se uma boa colher de banha, juntam-se as tiras da carne do frango misturadas com a outra cebola e o alho, que se salteiam na banha, remexendo-as. Polvilham-se com a farinha, dão-se umas voltas para a incorporar e rega-se pouco a pouco com o caldo quente, sem deixar de mexer, e temperando com sal e pimenta. Adicionam-se o tomate em pedacinhos, o bicarbonato de sódio, o açúcar e os cogumelos cortados a meio. Depois de ferver em lume muito brando até a carne estar tenra, rectifica-se de sal e pimenta, junta-se o molho de soja previamente diluído com duas colheres do próprio molho do frango. Misturam-se as amêndoas e serve-se acompanhado por arroz branco.

Parabéns á Carina pela receita ...

sábado, julho 22, 2006

Tarte Semifria 3 Chocolates ...


Ingredientes:

1° camada:
• 150 g de miolo de noz triturado
• 80 g de açúcar em pó
• 150 g de bolacha maria
• lOO g de manteiga
• 3 gemas
• 150g de chocolate em tablete

2° camada:
• 200g de chocolate de leite
• 1 dl de rum
• 5 folhas de gelatina incolor
• 4 dl de natas

3º camada:
• 200g de chocolate branco
• 5 folhas de gelatina
• 4 dl de natas


Preparação:

Para a primeira camada, misture o miolo de noz com o açúcar, adicione as bolachas trituradas e a manteiga. Mexa muito bem. Adicione as gemas e mexa até ficar tudo muito bem ligado e adicione o chocolate já derretido. Com a massa obtida, forre o fundo de um aro de semifrio disposto no prato em que vai servir.

Para a segunda camada, derreta o chocolate de leite em banho-maria e junte o rum. Demolhe e dissolva as folhas de gelatina e adicione ao chocolate. Bata as natas até ficarem firmes e envolva também. Verta sobre a primeira camada e leve ao frio até solidificar.

Depois do preparado anterior ficar firme, prepare a última camada, procedendo do mesmo modo que fez para a segunda. Verta no aro e leve ao frigorifico até solidificar.

Sirva fresco, decorado com raspas de chocolate de leite e chocolate branco.

sábado, julho 15, 2006

Montanha Russa ...


Ingredientes:
1 colheres de sopa de açúcar por cada 1 Clara.

Bater as claras em castelo até ganharem consistência. De seguida, junte o açucar e bata até que as claras fiquem firmes. Colocá-las num recipiente e levar ao forno quente a 180 º.
Vai a cozer exactamente 1 minuto por cada clara, Quando estiverem douradinhas, desliga-se o forno, abrindo a Porta do forno e deixando repousar um pouco. Passado uns 10 minutos, retira-se do forno

Para o molho:
5 colheres sopa de açúcar, 6 gemas, 2 colheres de farinha Maizena, casca de limão, 1/2 Litro de leite e 1 colher de margarina.

Faz-se o creme: num tachinho junta-se os ingredientes. Mistura-se bem e vai ao lume a engrossar (não demasiado!!). Quando o creme de gemas estiver frio, retire as cascas de limão e deite sobre as claras. Leve ao frigorífico para ficar bem fresco.

quinta-feira, julho 06, 2006

Pudim Boca Doce ...


Ingredientes:

1/2 Litro de Leite
1 Pacote de Pudim Boca Doce
4 Ovos
1 Pacote de Natas
Açucar Q.B.
1 Pacote de bolacha Maria
Café Q.B.
Canela Q.B.

Preparação:

Deite o conteudo da saqueta numa caçarola.
Junte, pouco a pouco, 1/2 litro de leite, mexendo até desfazer completamente.

Leve ao lume brando, mexendo sempre e, quando levantar fervura,
Mantenha-a durante 2 minutos. Deite numa travessa e deixe esfriar.

Molhe as bolachas no café e vá dispondo-as na travessa até cobrir o pudim por completo. Bata o pacote de natas em castelo com uma colher de sopa de açucar.

Por fim, cubra a travessa com as natas em castelo e polvilhe com canela.
Leve ao frigorifico por 2-3 horas.
Sirva bem fresco.

NOTA: Pode também obter-se um delicioso creme, aumentando a quantidade de leite.

Quem não se lembra do jingle:


"Boca Doce é bom, é bom é ...
Diz o Avô e diz o bébé ...!"