quinta-feira, março 20, 2008

Bacalhau com Natas

Ingredientes:
600 gr de bacalhau
1 cenoura
0,5 dl de azeite
1 dente de alho
1 cebola grande
1 folha de louro
800 gr de batata
60 gr de margarina
3,5 dl de leite
3,5 dl de água de cozer o bacalhau
Sal
Pimenta
Noz moscada
2 gemas
Sumo de limão
Queijo ou pão ralado


Preparação:

Coze-se o bacalhau em pouca água. Aproveita-se a água coando-a. Reserve.
Desfia-se o bacalhau. Reserve.
Corta-se a cebola em meias luas, rala-se a cenoura e refoga-se em azeite com o alho e o louro e vai-se mexendo.
Cortam-se as batatas em rodelas finas e fritam-se.
Para fazer o molho aveludado junta-se o leite e a margarina e mexe-se muito bem até levantar fervura. Retira-se do lume e tempera-se com sal, pimenta e sumo de limão. De seguida mistura-se as gemas, ligando tudo muito bem.
Junta-se a cebola refogada às batatas e ao bacalhau mexendo com cuidado.
Deita-se tudo num pirex e cobre-se com o molho aveludado polvilhando-se com queijo ou pão ralado (eu prefiro pão ralado, porque com queijo acho que fica muito gorduroso).
Leva-se a alourar no forno bem quente.

Publicado em simultâneo aqui.

8 comentários:

risonha disse...

eu gosto de bacalhau com natas, tenho duas três versões diferentes de o confeccionar.. mas esta tua é muito boa e diferente das minhas
já tomei nota

Miguel disse...

Simples mas delicioso ...!


_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Votos de Uma Doce e Feliz Páscoa ...!

Bjks da M&M & Cª!

Å®t Øf £övë disse...

Patricia,
Hummm... este é sem dúvida um dos meus pratos preferidos.
Bjs.

saltapocinhas disse...

vim aqui à procura de um folar, já que o que fiz ontem foi um veradeiro fiasco, snifff....

páscoa feliz para todos!!

Anónimo disse...

Adoro este prato.

Anónimo disse...

Blog muito útil!

A tua receita está na minha lista para experimentar!

No meu blog também tenho uma rubrica de culinária, mas apenas doces! :)

Unknown disse...

Nossa!!!
Amo bacalhau com natas e nunca consegui a receita!!!
Vou testar logooo!!!
bj!

Anónimo disse...

Conheço perfeitamente esta receita de Bacalhau com Natas, que faço com alguma regularidade, e que vi num fascículo da Teleculinária, de há muitos anos atrás, do Chefe António Silva. Convinha indicar no Blog a origem da receita, não é verdade?