segunda-feira, março 26, 2007

Risotto(*) de vegetais

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Arroz arbório (próprio para risotto)
Legumes diversos (usei uma latinha de macedónia de legumes da Bonduelle)
Bacon
2dl de vinho branco aprox.
1 caldo de carne
1 lt. de água aprox.
Queijo parmesão
Cebola
Margarina (ou óleo ou azeite)

Preparação
Partir a cebola em cubinhos pequenos, juntar um pouco de margarina e o bacon (em pedacinhos pequenos também) e deixar alourar tudo. Junta-se o arroz e rega-se com o vinho branco, mexendo até o vinho evaporar. Desfaz-se o caldo de carne na água quente e vai-se regando o arroz de tempos a tempos para não secar no tacho. 20 minutos depois acrescentam-se os legumes e mais 5 minutos depois o arroz deverá estar cozido. Depois de retirar do lume junta-se o queijo parmesão ralado ou em tiras fininhas.


NOTA
O arroz para o risotto não deve ser lavado para não perder a goma que ajuda a compor o prato.

(*) Significa "sopa seca".

10 comentários:

turbolenta disse...

Este é um prato de fácil confecção e agradável ao paladar.
Eu cá em casa faço muitas refeições só com vegetais,pois a minha filha parece que anda enjoada de carne e, como ultimamente quase não comemos carnes vermelhas, sabe bem de vez em quando fazer um prato assim.
bjs
boa semana

Gio disse...

Adoro risotto, tambem costumo fazer muito em casa e acho optimo para aproveitar restos de comida.... acho que já postei sobre isso ;)

Eliana Scaramal disse...

Tenho paixão por risotos, já peguei a receita. :)

Al Mutamid disse...

Fazes-me sempre crescer água na boca.
Parbens pela riqueza gastronómica

Moura ao Luar disse...

Nun comi risoto se calhar está na altura

2pintas disse...

eu também ainda não provei! está cá com um aspecto

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,

Å®t_Øf_£övë disse...

Atlantys,
Acredito que esta tua receita seja muito boa, mas para te ser muito sincero confesso-te que não aprecio mesmo nada risotto.
Bom fds.
Bjo.

Anónimo disse...

esse risotto parece uma papa... deveria tar al onda...

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ