segunda-feira, março 26, 2007

Risotto(*) de vegetais

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Arroz arbório (próprio para risotto)
Legumes diversos (usei uma latinha de macedónia de legumes da Bonduelle)
Bacon
2dl de vinho branco aprox.
1 caldo de carne
1 lt. de água aprox.
Queijo parmesão
Cebola
Margarina (ou óleo ou azeite)

Preparação
Partir a cebola em cubinhos pequenos, juntar um pouco de margarina e o bacon (em pedacinhos pequenos também) e deixar alourar tudo. Junta-se o arroz e rega-se com o vinho branco, mexendo até o vinho evaporar. Desfaz-se o caldo de carne na água quente e vai-se regando o arroz de tempos a tempos para não secar no tacho. 20 minutos depois acrescentam-se os legumes e mais 5 minutos depois o arroz deverá estar cozido. Depois de retirar do lume junta-se o queijo parmesão ralado ou em tiras fininhas.


NOTA
O arroz para o risotto não deve ser lavado para não perder a goma que ajuda a compor o prato.

(*) Significa "sopa seca".

8 comentários:

turbolenta disse...

Este é um prato de fácil confecção e agradável ao paladar.
Eu cá em casa faço muitas refeições só com vegetais,pois a minha filha parece que anda enjoada de carne e, como ultimamente quase não comemos carnes vermelhas, sabe bem de vez em quando fazer um prato assim.
bjs
boa semana

Anónimo disse...

Adoro risotto, tambem costumo fazer muito em casa e acho optimo para aproveitar restos de comida.... acho que já postei sobre isso ;)

Eli disse...

Tenho paixão por risotos, já peguei a receita. :)

Margarida Silvestre disse...

Fazes-me sempre crescer água na boca.
Parbens pela riqueza gastronómica

Moura ao Luar disse...

Nun comi risoto se calhar está na altura

MAR disse...

eu também ainda não provei! está cá com um aspecto

Å®t Øf £övë disse...

Atlantys,
Acredito que esta tua receita seja muito boa, mas para te ser muito sincero confesso-te que não aprecio mesmo nada risotto.
Bom fds.
Bjo.

Anónimo disse...

esse risotto parece uma papa... deveria tar al onda...