Cozinhas do Mundo, Uni-vos ...!
sábado, março 31, 2007
Cozinhas do Mundo ...!
Cozinhas do Mundo, Uni-vos ...!
segunda-feira, março 26, 2007
Risotto(*) de vegetais
Ingredientes
Arroz arbório (próprio para risotto)
Legumes diversos (usei uma latinha de macedónia de legumes da Bonduelle)
Bacon
2dl de vinho branco aprox.
1 caldo de carne
1 lt. de água aprox.
Queijo parmesão
Cebola
Margarina (ou óleo ou azeite)
Preparação
Partir a cebola em cubinhos pequenos, juntar um pouco de margarina e o bacon (em pedacinhos pequenos também) e deixar alourar tudo. Junta-se o arroz e rega-se com o vinho branco, mexendo até o vinho evaporar. Desfaz-se o caldo de carne na água quente e vai-se regando o arroz de tempos a tempos para não secar no tacho. 20 minutos depois acrescentam-se os legumes e mais 5 minutos depois o arroz deverá estar cozido. Depois de retirar do lume junta-se o queijo parmesão ralado ou em tiras fininhas.
NOTA
O arroz para o risotto não deve ser lavado para não perder a goma que ajuda a compor o prato.
(*) Significa "sopa seca".
quarta-feira, março 14, 2007
Tarte "Martin"
Ingredientes
1 placa de massa areada
1 maçã reineta grande
1 requeijão
3 ovos
2 colheres de sopa de açucar amarelo (de preferência)
Canela
Sultanas
Caramelo liquído
Preparação
Forra-se uma forma de tarte com a massa. Por cima dispõe-se a maçã cortada em rodelas muito finas. Batem-se os ovos com o requeijão a canela e o açucar e deita-se por cima das maçãs. Salpica-se com sultanas e vai ao forno durante cerca de 25 minutos. Ao fim dos 25 minutos retira-se do forno e deita-se um pouco de caramelo liquído por cima, colocando novamente no forno por mais 5 minutos e voilá, está pronta. Fica uma delicia ainda morna e acompanhada com uma bola de gelado.
NOTA
Esta foi uma receita inventada este fim de semana, em que me apetecia algo doce que não desse muito trabalho a fazer. Fui juntando os ingredientes que tinha em casa e o resultado final foi este. Baptizei-a de Tarte Martin como sendo um trocadilho entre a famosa Tarte Tatin e a chegada do "nosso" Martim.
Frango á Moda da Ligia ...
Prepara-se e corta-se o frango aos bocados.
Faz-se um refogado com uma cebola muito bem picada e margarina.
Nesta gordura aloura-se o frango e o bacon, em seguida junta-se-lhe um pouco de agua ou caldo, sal, pimenta, um ramo de salsa e deixa-se ferver.
Tira-se-lhe a salsa e deitam-se-lhe as batatinhas novas pequenas e inteiras e rodelas de cenoura. Vai á mesa num prato coberto.
terça-feira, março 06, 2007
Quiche de bacalhau com espinafres
Ingredientes
1 embalagem de massa quebrada
2 postas de bacalhau
1 embalagem de espinafres congelados
3 ovos
2 dl leite
1 colher de farinha
Alho picado
Azeite
Preparação
Coze-se o bacalhau e desfaz-se em lascas. Depois de descongelar os espinafres salteá-los com um pouco de azeite e alhos picados. Acrescenta-se o bacalhau, deixando saltear mais um pouco. Num copo misturador batem-se os 3 ovos com o leite e a farinha e junta-se ao restante preparado. Deita-se numa forma de tarte previamente forrada com a placa de massa quebrada e vai ao forno durante aproximadamente 25 minutos.
Nota 1
Se se preferir, a combinação leite/farinha pode ser substituida por um pacote de natas.
Nota 2
Aquilo que se encontra espalhado por cima da tarte com aspecto de alpista são sementes de sésamo claro e escuro e, não não são essenciais, só que eu sou fanática por sésamo.
Originalmente publicada n'As minhas Receitas em 06.03.2007
quinta-feira, março 01, 2007
Cheguei às Receitas da Ligia!!!
Acrescento só mais uma informação que é o facto de salvo raras excepções as quantidades utilizadas nas minhas receitas serem mais ou menos a olhómetro.
E agora chega de paleio e apresento então a receita que levou o Miguel a convidar-me para fazer parte deste blog onde já algumas vezes tinha vindo roubar uma receita ou outra
Rolinhos de salmão fumado recheados com requeijão
Ingredientes
1 embalagem de salmão fumado (costumo utilizar o salmão escocês marca Pingo Doce)
Requeijão
Coentros
Mostarda
Preparação
Na picadora desfaz-se o requeijão juntamente com a mostarda e um molho generoso de coentros. Separam-se as fatias de salmão fumado, coloca-se no meio uma porção de recheio e enrolam-se, atando-se depois com um pé de coentros comprido. No caso os rolinhos foram atados com hastes de cebolinho porque tinha de sobra lá em casa e também combina bem com a mistura.