Um dos bolos que o Valter mais gosta é o bolo de bolacha e, até agora, ainda só o fiz duas vezes. Da primeira vez a experiência não correu muito bem, apesar de ele achar o bolo saboroso, o creme ficou demasiado líquido o que não me permitiu construir um bolo, mas sim fui obrigada a colocar dentro de um pirex... desta vez procurei outra receita, uma vez que tinha perdido a primeira, e agora que estou a publicar este texto constato que também perdi esta... parece que estou condenada a pesquisar na internet sempre que o Valter quiser comer bolo de bolacha...
quinta-feira, outubro 29, 2009
terça-feira, outubro 20, 2009
Pargo no Forno
Hoje quando fui ao supermercado tinha na ideia comprar dourada para fazer no forno, mas a Sra. que trabalha na peixaria perguntou "E porque não experimenta Pargo? É muito bom no forno!". E assim fiz... eu gosto de peixe, mas não vario muito além da dourada, carapau, salmão e pescada, mas decidi experimentar.
Ingredientes:
2 Pargos
2 cebolas
2 cenouras
1/2 cubo de caldo de peixe
azeite q.b.
Preparação:
Fiz uma cama com a cebola e as cenouras e dispus os pargos na travessa própria para ir ao forno. Desfiz o cubo de caldo de peixe e coloquei-o sobre os mesmos, regando-os abundantemente com azeite. Foi ao forno e após 1h estava pronto.
Uma delícia!
sábado, outubro 17, 2009
Bolo de Leite
Este bolo foi um dos que fiz para o aniversário da minha mãe e fui buscá-lo aqui. A receita é super fácil e não tem nada que enganar... deixei-o foi um pouco queimadito, mas fora isso... um mimo!
Ingredientes:
2 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávenas de chá de leite
4 ovos
Preparação:
Juntei tudo à excepção das claras que bati em castelo. Depois de tudo muito bem batido e misturado: forno... e como já sabem, o truque do palito (e vocês conhecerem os fornos com os quais cozinham) é melhor do que vos deixar temperaturas e tempos...
segunda-feira, outubro 12, 2009
Bolo de Café e Nozes
Ingredientes:
200 gr de manteiga (pus apenas cerca de 150gr)
2 chávenas de chá de açúcar
4 ovos
1 chávena de chá de café bem forte
3 chávena de chá de farinha
1 chávena de chá de nozes moídas
1 colher (sopa) de fermento (pus 1 colher de café)
Preparação:
Misturei todos os ingredientes à excepção das claras que bati em castelo. Depois de tudo bem batido, adicionei as claras e envolvi-as no preparado. Foi ao forno.
Esta receita tem inspiração daqui.
Esta receita tem inspiração daqui.
sábado, outubro 03, 2009
Bolo de Canela e Mel
6 ovos
200 gr de açúcar (usei 175 gr)
4 colheres de sopa de azeite virgem extra
250 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sopa de mel
1 dl de leite
1 colher de café de canela
Preparação:
Bata as gemas com o açúcar peneirado. Adicione, em fio, o azeite, o mel e o leite. Incorpore depois, aos poucos, a farinha misturada e peneirada com o fermento, alternando com as claras previamente batidas em castelo. Mexa tudo muito bem. Aromatize com a canela e volte a mexer até ficar um creme homogéneo. Deite a massa numa forma barrada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40 minutos. Desenforme depois de frio.
Estava óptimo!
Estava óptimo!
quinta-feira, outubro 01, 2009
Bolo de Iogurte
Eu adoro fazer bolos, também os adoro comer, mas devido à minha dieta nem sempre posso comer o que me apetece. A minha teoria agora é fazer bolos e oferecê-los... Como tinha uma reunião da administração de condomínio cá em casa, aproveitei para receber as minhas duas colegas de administração e fazer um lanchinho após o jantar. Andei à procura de receitas e encontrei esta que me satisfez por ser diferente, mas ao mesmo tempo simples e sem grandes "maluquices" pois aqui o namorado não gosta de encontrar grandes coisas nos bolos.
Ingredientes:
4 ovos
1 iogurte de sabor natural
1 medida do copo de iogurte de leite
3 medidas do copo de iogurte de farinha
2 medidas do copo de iogurte de açúcar (eu coloquei só uma e meia)
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café de fermento em pó
canela a gosto (alteração minha)
Preparação:
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar, mistura-se o iogurte, o óleo e o leite e mexe-se tudo muito bem. Por fim envolve-se a farinha, o fermento em pó e a canela. Vai ao forno pré-aquecido, a 170º, em forma untada cerca de 35 minutos (eu uso o teste do palito e nunca falha!).
O bolo ficou um pouco maçudo, para a próxima vou bater as claras em castelo para ver se fica mais fofinho, mas sabem que mais? Não sobrou nada...
Subscrever:
Mensagens (Atom)