Fiz um novo convite á Cristina, uma grande amiga e Sócia d´A Minha Matilde & Cª para fazer parte integrante do Staff Oficial deste Blog ...!
2 pacotes de natas
1 pacote de bolacha maria
1 lata de leite condensado
Preparação:
Feliz Ano Novo 2008 ...!
Fiz um novo convite á Cristina, uma grande amiga e Sócia d´A Minha Matilde & Cª para fazer parte integrante do Staff Oficial deste Blog ...!
Ingredientes
Peito de perú
Requeijão
Coentros
Mostarda (de preferência de Dijon)
Ovo
Farinha
Pão ralado
Margarina
Preparação
Desfaz-se o requeijão juntamente com os coentros e uma dose generosa de mostarda. Corta-se o peito de perú em bifes que se recheiam com o preparado e prendem-se com palitos de modo a formar um rolo. Passam-se os rolos por farinha, ovo e pão ralado -para ficar mais crocante deve passar-se de novo pelo ovo e pelo pão ralado. Alouram-se numa frigideira apenas para tostar a camada exterior e colocam-se depois num tabuleiro que possa ir ao forno. Caso tenha sobrado recheio deve colocar-se por cima dos rolos já depois de passados na frigideira. Vai ao forno cerca de 25 a 30 minutos. Normalmente serve-se acompanhado de arroz e salada, desta vez foi apenas acompanhado por salada de couve roxa.
Lá em casa até a louça se veste para o Natal.
Fiz um convite/desafio á Cristina, uma grande amiga e Sócia d´A Minha Matilde & Cª para realizar uma receita divinal que seria parte integrante deste Blog ...!
É uma sobremesa muito fácil de fazer ...
E as Crianças e os adultos adoram-na ...!
Ingredientes
1 kg de tomate bem maduro
4 batatas médias
2 cenouras
1 cebola
1 alho francês
1 ramo de coentros
1.5lt de água
Sal
Pimenta preta
Azeite
natas (apara enfeitar)
Preparação
Lavam-se e pelam-se os tomates e arranjam-se todos os outros ingredientes que se levam ao lume em cerca de 1.5lt de água temperada com sal e pimenta preta a gosto durante 30 minutos aproximadamente. Quando estiverem cozidos tritura-se com a varinha mágia e acrescenta-se o azeite a gosto. Serve-se enfeitada com uma colher de sopa de natas (de soja ou iogurte natural para uma versão mais light).
(sócio, desculpa mais uma receita de sopa más é tãoooooo boa )
Ingredientes
200g lombos de pescada (sem pele nem espinhas)
Placas de lasanha
Cebola picada
Alho francês em rodelas
1 lata de cogumelos laminados
Cenoura ralada
2 colheres de sopa de farinha
Leite
5dl molho bechamel
azeite
Sal & pimenta q.b.
Sumo de limão
Noz moscada q.b.
Preparação
Deita-se o azeite num tacho e leva-se ao lume com a cebola. Junta-se o alho francês em rodelas, a cenoura ralada e os cogumelos, tapa-se e deixa-se estufar em lume brando. Tempera-se o peixe com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão. Quando aos legumes estiverem moles, junta-se o peixe, tapa-se e deixa-se cozinhar durante 7 a 8 minutos. Desfaz-se o peixe com uma colher, adiciona-se a farinha, mexe-se e junta-se o leite. Rectifique o sal e a pimenta e junte um pouco de noz moscada ralada. Deixe engrossar, mexendo de vez em quando. Cobre-se o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com molho bechamel, cobre-se com lasanha e uma camada do recheio. Vai-se alternando as camadas até terminar com uma de lasanha que se cobre com molho bechamel, polvilhada com queijo ralado. Vai ao forno para gratinar durante 25 a 30 minutos.
A receita foi inspirada no desdobrável do Pingo Doce que apresentava uma versão com canelones. Optei pela lasanha e acrescentei-lhe os cogumelos que (tenho a certeza) estavam a faltar na receita original.
Ingredientes
Lombos de pescada
Cebola
Alho
Azeite
Água
1 ovo
Salsa picada (para enfeitar)
Sal
Pimenta preta
Preparação
Refoga-se ligeiramente a cebola e o alho com o azeite. Juntam-se os lombos de pescada, tempera-se com sal e pimenta preta a gosto e deixa-se refogar um pouco também. Adiciona-se água (não é necessária muita) e deixa-se o peixe estufar. Quando estiver estufado retira-se o peixe do tacho, bate-se 1 ovo com o sumo de limão e junta-se ao molho que se formou com a cozedura. Junta-se novamente o peixe e fica um pouco em lume brando apenas o tempo necessário para engrossar o molho. Normalmente serve-se com arroz ou puré de batata. Este foi servido com couves de bruxelas cozidas e resultou bem também
Um conselho para quem gosta de couves de Bruxelas mas não aprecia o travo amargo que estas têm - ao invés de usarem frescas, prefiram o produto congelado.
Ingredientes
300 gr de cogumelos
100 gr de presunto (numa só fatia se possível)
4 dl de leite
4 dl de água
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de margarina
Sal
Pimenta preta
Noz moscada
Preparação
Corta-se a fatia de presunto em cubinhos pequenos e levam-se ao lume juntamente com a margarina até esta derreter. Assim que estiver derretida, e antes de começar a "fritar", juntam-se os cogumelos previamente lavados, também cortados em pedaços pequenos. Quando os cogumelos apresentarem um ar meio cozinhado polvilham-se com a farinha, junta-se o leite e a água e deixa-se cozer cerca de 20 minutos (de preferência numa panela destapada para evitar "acidentes"). Ao fim desse tempo retirar do lume e triturar com a varinha mágica. Tempera-se depois com sal (pouco pois já tem o presunto), pimenta preta e noz moscada. Leva-se novamente ao lume somente para misturar bem os temperos. Serve-se morna, enfeitada com umas folhas de coentros.
NOTA: Se o creme ficar demasiado espesso pode no final acrescentar-se mais um pouco de leite.
Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
2 bolsas de bolachas Oreo
Preparação
Batem-se as natas até ficarem bem firmes e junta-se o leite condensado. Desfazem-se as bolachas Oreo em pedaços +/- grandes (conforme o gosto pessoal) e adiciona-se ao restante. Coloca-se numa taça que possa ir ao congelador e... voilá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(sócio, porque és guloso e porque hoje é o teu dia, este é um miminho especialmente para ti )
Ingredientes
Beringelas
Cogumelos frescos
Tomate
Arroz cozido
Cebola
Alho
Salsa
Queijo Emmental ralado
Preparação
Abrem-se as beringelas ao meio (no sentido do comprimento) e retira-se a polpa tendo o cuidado de manter a casca inteira. Corta-se a beringela em cubos pequenos e salpica-se (junto com as "cascas") com sal e sumo de limão para evitar que oxidem, deixando-se escorrer durante algum tempo.
Num tacho com um pouco de margarina (ou azeite) leva-se ao lume o alho e a cebola picados para alourar. Depois de alourados, junta-se a polpa da beringela e os cogumelos cortados em lâminas finas. Quando os cogumelos começarem a apresentar um ar quase cozinhado juntar o tomate em cubos e deixar cozinhar por alguns minutos (3/4 minutos deverá ser suficiente). No final juntar o arroz cozido e a salsa picada envolvendo tudo muito bem e retirar do lume. Recheiam-se as beringelas com este preparado e polvilham-se com o queijo Emmental ralado. Vai ao forno para gratinar entre 15 a 20 minutos.
Estas foram servidas acompanhadas por fatias de ananás grelhadas. Combinou lindamente.
Ingredientes
Peitos de frango
Rebentos de soja
Rebentos de bambu
Cogumelos shitake secos
Gengibre
Limão
Caju
Ananaz
Molho de soja
Farinha Maizena
Água
Óleo (preferencialmente de amendoim)
Preparação
Com algumas horas de antecedência corta-se o frango em tiras que se temperam com gengibre fresco ralado e sumo de limão. Na mesma altura colocam-se também os cogumelos de molho em água fria para que hidratem (antes de cozinhar devem ser bem escorridos e espremidos).
Num wok (ou frigideira funda) deita-se um pouco de óleo e quando estiver bem quente junta-se o frango, os rebentos de soja e de bambu e os cogumelos (o wok deve ser agitado constantemente). Quando estes ingredientes começam a apresentar um aspecto cozinhado junta-se o ananaz em pedaçoes e os cajus deixando saltear mais um pouco. Num copo juntar uma colher de chá de farinha maizena, molho de soja e um pouco de água para ajudar a diluir e regar o conteúdo do wok com este molho. Servir de imediato. Um vinho verde bem gelado acompanha este prato às mil maravilhas.
Ingredientes
Arroz
Pedacinhos de bacon
Miolo de camarão
1 lata de cogumelos
1 lata de ervilhas (ou qualquer outro legume)
1 ovo
Alho e cebola picada
Azeite
Preparação
Num pouco de azeite salteia-se o alho e a cebola picada até alourar acrescentando-se em seguida os cogumelos, o bacon, o miolo de camarão e as ervilhas. Quando estes ingredientes apresentarem um aspecto cozinhado junta-se o arroz previamente cozido e envolve-se bem. Por fim bate-se o ovo e junta-se a tudo o resto. A primeira vez foi servido como prato principal, o que sobrou serviu também como acompanhamento.
Até agora, a única iniciativa que me apercebi no sentido de se constituir um repositório de indicadores base ou um sub-conjunto, foi feito pela equipa do weblog.com.pt, disponibilizando o Blogómetro. Através de um serviço muito popular de medição de estatísticas, o Sitemeter agregou e apresentou num Top os blogs portugueses que aderiram e posteriormente se registaram no site. Este serviço mostra o número médio de visitantes únicos diários, bem como a média diária de pageviews.
Assim, o OBVIOUS elaborou um ranking que teve como pressuposto a divisão das amostras em duas comunidades - Brasileiros e Portugueses. Foram considerados cerca de 2000 blogs sendo a divisão feita da seguinte forma:
Para a comunidade Brasileira, considerou-se o ranking disponibilizado pelo BlogBlogs, com mais algumas inclusões que foram retiradas do ranking do Edney. Para a comunidade portuguesa, tive por base a lista já efectuada pelo Blogómetro e mais alguns que foram obtidos fazendo crawling aos blogs e identificando links para outros blogs. Assumi que a probabilidade de encontrar links para blogs brasileiros a partir de blogs portugueses (e vice-versa) era baixa, aumentando ainda mais a amostra.
As Minhas Receitas e A Minha Matilde & Cª
Fazem parte destes rankings da Blogoesfera Luso Brasileira ...!
TOP 100 Brasil / Portugal (com base no Technorati)
TOP 100 visitas diárias (Sitemeter)
TOP 100 Brasil (com base no Technorati)
TOP 100 Portugal (com base no Technorati)
Ingredientes
1 embalagem de 200gr de After Eight
4 colheres de sopa de açucar
4 ovos
2 pacotes de natas
1 colher de chá de margarina
Preparação
Batem-se as natas com o açucar até ficarem bem firmes. Derrete-se o chocolate em banho-maria (ou no micro-ondas) com a ajuda da colher de margarina, deixa-se arrefecer um pouco juntando-se depois as gemas e batendo bem. Junta-se este preparado às natas envolvendo no final as claras batidas em castelo bem firme. Polvilha-se com chocolate granulado para enfeitar e vai ao frigorífico umas horas antes de servir.
Uma alternativa vegetariana à bôla de carne, simples e rápida de fazer.
Ingredientes
2 ovos
200gr de farinha
2 iogurtes naturais magros
1 colher de azeite
1 pacote de queijo ralado
legumes a gosto (no caso usei uma latinha de legumes já cozinhados da Bonduelle)
oregãos
Preparação
A preparação é muito simples e consiste apenas em misturar todos os ingredientes, batendo bem com uma vara de arames. Vai ao forno cerca de 25 minutos e pode servir-se acompanhada de salada ou arroz. Fria também é óptima.
Ingredientes
Peitos de frango
Espinafres congelados
Cogumelos laminados
Molho bechamel
(Leite)
Alho
Azeite
Queijo ralado
Preparação
Num tacho leva-se ao lume o alho bem picado com um pouco de azeite até alourar. Quando o alho estiver bem alourado adicionam-se os espinafres descongelados e bem escorridos, os cogumelos e os peitos de frango cortados em tirinhas e deixa-se saltear até a carne "ganhar" um aspecto de cozinhada. Nesta altura retira-se do lume e acrescenta-se uma embalagem de molho bechamel (porque acho o molho bechamel de compra demasiado "forte" acrescento sempre mais um pouco de leite para ajudar a diluir). Polvilha-se com queijo ralado e vai ao forno para gratinar.
Ingredientes
450g massa folhada
20g cogumelos laminados
100g miolo de camarão
2 dl de natas
2c. sopa de farinha
1 gema de ovo
2c. sopa manteiga
1 dente(s) de alho
1 ramo coentros/salsa picada q.b.
sal q.b.
pimenta branca moída q.b.
piripiri em pó
Preparação
1. Estenda a massa folhada, corte pequenos círculos e pincele-os com a gema de ovo.
2. Leve ao forno cerca de 15 minutos, à temperatura de 170ºC.
3. Entretanto, ponha a manteiga ao lume e refogue o alho picado, junte lentamente as 2 colheres de farinha mexendo sempre.
4. Adicione as natas, mexa bem, deixe engrossar e tempere. Junte o miolo de camarão e os cogumelos picados. Polvilhe com os coentros/salsa picada. Tempere com sal e pimenta e piripiri em pó q.b.
5. Retire os folhadinhos do forno, abra-os ao meio e recheie-os com este preparado. (Se o recheio ficar muito grosso, pode adicionar-se um pouco de leite até ficar no ponto)
Esta receita foi-me dada por uma amiga (obrigada Pekas ) e quando a experimentei, saltei as natas e o resultado foi muito bom também. Servi acompanhado de espinfares salteados e a combinação resultou muito bem.
Ingredientes
Arroz arbório (próprio para risotto)
Legumes diversos (usei uma latinha de macedónia de legumes da Bonduelle)
Bacon
2dl de vinho branco aprox.
1 caldo de carne
1 lt. de água aprox.
Queijo parmesão
Cebola
Margarina (ou óleo ou azeite)
Preparação
Partir a cebola em cubinhos pequenos, juntar um pouco de margarina e o bacon (em pedacinhos pequenos também) e deixar alourar tudo. Junta-se o arroz e rega-se com o vinho branco, mexendo até o vinho evaporar. Desfaz-se o caldo de carne na água quente e vai-se regando o arroz de tempos a tempos para não secar no tacho. 20 minutos depois acrescentam-se os legumes e mais 5 minutos depois o arroz deverá estar cozido. Depois de retirar do lume junta-se o queijo parmesão ralado ou em tiras fininhas.
NOTA
O arroz para o risotto não deve ser lavado para não perder a goma que ajuda a compor o prato.
(*) Significa "sopa seca".
Ingredientes
1 placa de massa areada
1 maçã reineta grande
1 requeijão
3 ovos
2 colheres de sopa de açucar amarelo (de preferência)
Canela
Sultanas
Caramelo liquído
Preparação
Forra-se uma forma de tarte com a massa. Por cima dispõe-se a maçã cortada em rodelas muito finas. Batem-se os ovos com o requeijão a canela e o açucar e deita-se por cima das maçãs. Salpica-se com sultanas e vai ao forno durante cerca de 25 minutos. Ao fim dos 25 minutos retira-se do forno e deita-se um pouco de caramelo liquído por cima, colocando novamente no forno por mais 5 minutos e voilá, está pronta. Fica uma delicia ainda morna e acompanhada com uma bola de gelado.
NOTA
Esta foi uma receita inventada este fim de semana, em que me apetecia algo doce que não desse muito trabalho a fazer. Fui juntando os ingredientes que tinha em casa e o resultado final foi este. Baptizei-a de Tarte Martin como sendo um trocadilho entre a famosa Tarte Tatin e a chegada do "nosso" Martim.